TELHAS ARTGRES













Telhas Americanas

Elegância, resistência, confiabilidade e inovação, tudo isto define a telha Artgres. As peças cerâmicas são produzidas a partir de argila selecionada e passam por um cuidadoso processo de compactação, esmaltação e queima a altas temperaturas, resultando num produto de alta qualidade, resistente às intempéries, à maresia e a temperaturas extremamente baixas.

Linha Dupla Face Artgres


As telhas Dupla Face ARTGRES são recomendadas para acabamentos de projetos em beirais, áreas sem forro ou laje. Além dessas áreas, elas auxiliam na decoração e mantém a composição das cores do telhado do começo ao fim, ideal para sacadas, cobertura de deques, churrasqueiras e espaços gourmet. Os modelos e cores das telhas Dupla Face ARTGRES dão continuidade e versatilidade no momento de concluir a obra, proporcionando beleza e requinte ao ambiente aplicado.

Características
Resultado de uma perfeita combinação entre matéria-prima e processo produtivo, a Telha Artgres apresenta como vantagem:
Encaixes perfeitos
As telhas Artgres são fabricadas com um sistema de encaixe que proporciona um telhado firme, resistente e sempre alinhado.
Baixo peso por m²
Com uma média de 31 kg/m², as telhas Artgres compõem um telhado extremamente leve, eliminando qualquer necessidade de reforço na estrutura do teto.
Baixa absorção de água
Devido ao processo de produção semi-gres, as telhas Artgres apresentam um índice de absorção de água menor que 6%, um dos menores do mercado
.
Resistência à salinidade
Apresentam grande resistência contra a deterioração provocada pela maresia, pois a qualidade de sua produção e a sinterização de suas moléculas impedem a infiltração do sal.
Resistência à gretagem
As telhas, devido ao processo de queima em alta temperatura que funde a massa com o esmalte, resistem à expansão da base, evitando fissuras.
Resistência ao granizo
A queima em alta temperatura diminui a absorção de água e funde as moléculas da telha, tornando-a mais durável, capaz de enfrentar o impacto da queda de granizo e diminuindo os custos com manutenção do telhado.

Especificações
Telha Americana¹
Tamanho (largura e comprimento): 25,8 x 44,9 cm
Telhas por m²: 12 peças
Quantidade de telhas por fardo: 7 peças
Peso por fardo: 18 Kg
Quantidade de telhas por pallet: 504 peças
Metros de cobertura por pallet: 42 m²
M³ por pallet: 1,40 m³
Peso líquido do pallet: 1.286 kg
Peso bruto do pallet: 1.286 kg
Peso líquido: 2,51 kg
Peso bruto: 2,55 kg
Peso por metro quadrado: 31kg
Terminal Lateral¹
Tamanho (largura e comprimento): 16 x 44,9 cm
Quantidade por metro linear: 2,57 unidades
Quantidade por fardo: 6 peças
Peso por peça: 1,75 kg
Peso por pacote: 10,5 kg
Cumeeira¹
Tamanho (largura e comprimento): 17 x 42 cm
Quantidade por metro linear: 2,56 unidades
Quantidade por fardo: 6 peças
Peso por peça: 2,05 kg
Peso por pacote: 12,3 kg
Cunha²
Tamanho (largura, comprimento e altura): 06 x 16 x 4,5 cm
Peso líquido por peça: 0,25 kg
Quant. peças por cumeeira: 2,8 peças
Obs.: Já considerado os dois lados da cumeeira.
Terminal de Cumeeira²
Tamanho (largura, comprimento e altura): 12 x 17,5 x 5,5 cm
Peso líquido por peça: 0,36 kg

Estrutura e Montagem
Ripa
A ripa pode ser de madeira com medidas de 5 cm de largura por 2,5 cm de altura ou metálicas com altura mínima de 2 cm. É recomendado que se utilize a telha que está na obra para se ter as dimensões na montagem do telhado.
Galga
É a distância entre as faces superiores de duas ripas. Para as Telhas Artgres, a galga média é de 39 cm. A galga inicial deverá ter 31 cm da face superior da segunda ripa à face inferior da testeira e poderá ser com espessura de 1 cm mais alta que as demais para que todas as telhas tenham a mesma inclinação.
A= Galga inicial a ser considerada é de 31cm.
B= Galga média a ser considerada é de 39 cm.
Para evitar cortes desnecessários de peças, basta calcular a distância entre a segunda ripa e a ripa da cumeeira.
Obs.: Fazer o ripamento somente com a telha na obra.
Montagem

Para regiões onde predominam ventos fracos, recomenda-se que a inclinação mínima seja de 35% e, em regiões onde predominam ventos fortes, superior a 45%. Para se ter uma colocação correta e harmoniosa das telhas, seguir orientação da imagem abaixo.
Para maior segurança e para garantir o escoamento da água, o telhado montado com as telhas ARTGRES, devem ter a inclinação mínima recomendada de 35% e deverá considerar o comprimento do telhado. Todos os telhados estão sujeitos a infiltração de água quando do acontecimento de chuvas e ventos fortes e a umidade decorrente da condensação. O uso de subcobertura (manta isolante) é sempre recomendado para evitar esse tipo de acontecimento. Ao usar a subcobertura é necessário deixar espaços entre as telhas, a manta e o forro, criando uma câmara de ar para ventilação. A instalação da subcobertura deverá seguir as instruções técnicas de seu fabricante. Inclinações inferiores a 35% torna-se obrigatório o uso de subcobertura (manta).
Devido as variações no processo produtivo, recomendamos fazer o ripamento com a telha recebida na obra e nunca com a amostra da loja.

Obs.: Recomenda-se que o telhado seja montado por um profissional habilitado.
Fixação

As telhas devem ser fixadas no ripamento sempre com a utilização de parafusos com vedação, grampos ou amarrações.
05 100%
>45°
Inclinação maior que 100%
Fixar todas as peças
04 90% a 100%
43º a 45°
Inclinação de até 100%
Fixar 1 a cada 2 peças
03 45% a 90%
24º a 43°
Inclinação de até 90%
Fixar 1 a cada 4 peças
02 35% a 45%
19º a 24°
Inclinação de até 45%
Não necessita fixar as peças
01 35%
19°
Inclinação mínima de 35%
Não necessita fixar as peças
Obs. 1: Para os telhados de alvenaria ou lajes inclinadas, as telhas podem ser fixadas utilizando argamassa colante.
Obs. 2: Para locais onde podem ocorrer fenômenos naturais como furacão, terremoto e fortes tempestades, as Telhas Artgres deverão ser fixadas com a utilização de parafusos, grampos, amarrações ou argamassa, mesmo para telhados com pouca inclinação.


Acabamentos
Terminal Lateral
É usado para fazer o acabamento no lado esquerdo do telhado (cobertura de uma água ou pano).
Caso seja necessário cortar alguma peça para acabamento ou ajuste de fiadas, efetuar o serviço com equipamento adequado de corte, preferencialmente com disco diamantado e refrigerado à água. Os telhados de duas águas ou panos (desenho abaixo) obrigam o alinhamento dos canais e os panos adjacentes do telhado. Neste caso, é necessária a fixação deste terminal lateral, ressaltando que este ajuste de fieiras não descaracteriza o acabamento.
Obs.: Se for necessário fazer o corte da telha ou efetuar as furações para fixação, deve-se evitar fazê-lo sobre o telhado, pois o pó da cerâmica pode impregnar na superfície esmaltada, dificultando a limpeza, além de gerar acúmulo de material.

Cumeeira

Utilizada como acabamento superior dos telhados ou nas áreas de convergência das telhas. Deve ser instalada com a utilização de argamassa colante, com a parte do rebaixo sempre voltado para a área de predominância de ventos fortes. A sobreposição das telhas de cumeeiras é de 5 cm. É muito importante que no emboçamento a argamassa fique chanfrada para dentro e protegida pela telha de cumeeira, o que significa que a massa não deve ficar exposta às intempéries. A distância entre a ripa de cumeeira e o eixo deve ser de 1 cm, proporcionando assim um recobrimento adequado da linha da cumeeira. A fim de evitar cortes e obter o melhor acabamento estético, recomenda-se colocar as cumeeiras ainda sem argamassa na sua posição definitiva para conferir a correta distribuição das mesmas.
Cunha

A cunha é utilizada para acabamento entre a telha e a cumeeira, e utilizada para substituir o uso de argamassa ou cimento no arremate junto às cumeeiras. Para sua fixação e vedação, utilizar um produto selante. O cálculo é de 2,8 cunhas por cumeeira
.
Exemplo:
Se a medida linear de uma junção de telhados for de 10 metros.
1) Cálculo da quantidade de cumeeiras: 10 m x 2,65 = 27 cumeeiras (valor arredondado).
2) Cálculo da quantidade de cunhas: 27 x 2,8 = 76 cunhas (valor arredondado).

Terminal de Cumeeira

É um acessório utilizado para acabamento final das cumeeiras. É uma opção para substituição do uso de argamassa ou cimento nas áreas finais de arremate das cumeeiras.
Recomenda-se o corte da cumeeira no lado do encaixe para a colagem do terminal, o que permite também o ajuste no comprimento da cumeeira para que o acabamento não se estenda com relação ao beiral do projeto. Deve ser instalado com a utilização de um produto selante que fará as funções de fixação e impermeabilização da área. Aconselhamos, antes de iniciar a cobertura, certificar-se de que todos os componentes necessários para execução do telhado (telhas, acabamentos, acessórios, componentes de fixação e argamassa) estejam no local da obra


Fixação Termica

1- Desenrole a manta sobre os caibros, estendendo por toda a superfície do telhado. Quando for utilizar uma face apenas, recomenda-se a utilização da face de alumínio voltado para baixo, dentro da casa.
2- A manta deverá ser fixada com pregos sobre os caibros do telhado. Faça isso a medida que for colocando a manta e fixe-a em todos os caibros. Cuidado para não esticar muito e com isso danificar o produto.
3 - Utilize nas sobreposições, fita adesiva para fixar a manta. Indica-se uma sobreposição de 10 cm para melhor fixação.
4 - Fixe os contracaibros sobre os caibros para manter a manta entre eles. Os contracaibros terão que ter espessura superior a 1cm e podem ser de ripas.
5 - Fixe as ripas sobre os contracaibros. Para melhorar a colocação dos rolos na parte superior do telhado, o telhadista poderá cortar os contracaibros com 1,10 m de comprimento e fixá-los, servindo de apoio no restante da instalação da manta.
































































Características
Resultado de uma perfeita combinação entre matéria-prima e processo produtivo, a Telha Artgres apresenta como vantagem:

Encaixes Perfeitos
As telhas Artgres são fabricadas com um sistema de encaixe que proporciona um telhado firme, resistente e sempre alinhado.
Baixo peso por m²
Com uma média de 30 kg/m², as telhas Artgres compõem um telhado extremamente leve, eliminando qualquer necessidade de reforço na estrutura do teto.
Baixa absorção d´água
Devido ao processo de produção semi-gres, as telhas Artgres apresentam um índice de absorção de água menor que 6%, um dos menores do mercado.
Resistência à salinidade
Apresentam grande resistência contra a deterioração provocada pela maresia, pois a qualidade de sua produção e a sinterização de suas moléculas impedem a infiltração do sal.
Resistência ao granizo
A queima em alta temperatura diminui a absorção de água e funde as moléculas da telha, tornando-a mais durável, capaz de enfrentar o impacto da queda de granizo e diminuindo os custos com manutenção do telhado.
Resistência à gretagem
As telhas Artgres, devido ao processo de queima em alta temperatura que funde a massa com o esmalte, resistem à expansão da base, evitando fissuras.
 
 




 
 
6 - Finalizado a colocação das ripas, é hora de assentar as Telhas Tipo Americana Angelgres, seguindo criteriosamente a instalação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Telha plana

As telhas planas Artgres foram elaboradas a partir da busca do ideal da arquitetura clássica. Com simetria e proporções harmoniosas, este telhado apresenta um desenho simples e discreto, traduzindo em um modelo atemporal. É indicado para estruturas mais íngremes, com inclinação mínima de 45%, proporcionando maior harmonia, beleza e elegância às linhas arquitetônicas.





Telhas Dupla Face Artgres

As telhas Dupla Face ARTGRES são recomendadas para acabamentos de projetos em beirais, áreas sem forro ou laje. Além dessas áreas, elas auxiliam na decoração e mantém a composição das cores do telhado do começo ao fim, ideal para sacadas, cobertura de deques, churrasqueiras e espaços gourmet. Os modelos e cores das telhas Dupla Face ARTGRES dão continuidade e versatilidade no momento de concluir a obra, proporcionando beleza e requinte ao ambiente aplicado
 
 
 
 
Especificações

Telha Plana¹
Tamanho (largura e comprimento): 32,7 x 40 cm
Telhas por m²: 10 peças
Quantidade de telhas por fardo: 7 peças
Quantidade de telhas por pallet: 504 peças
Metros de cobertura por pallet: 42 m²
M³ por pallet: 1,40 m³
Peso líquido: 3,00 kg
Peso bruto: 3,04 kg
Peso por metro quadrado: 30 kg
 
Cumeeira¹
Tamanho (largura e comprimento): 17 x 42 cm
Quantidade por metro linear: 2,56 unidades
Quantidade por fardo: 6 peças
Peso por peça: 2,2 kg
Peso por pacote: 13,2 kg
 
 
 Fixação Termica
1- Desenrole a manta sobre os caibros, estendendo por toda a superfície do telhado. Quando for utilizar uma face apenas, recomenda-se a utilização da face de alumínio voltado para baixo, dentro da casa.
2- A manta deverá ser fixada com pregos sobre os caibros do telhado. Faça isso a medida que for colocando a manta e fixe-a em todos os caibros. Cuidado para não esticar muito e com isso danificar o produto.
3 - Utilize nas sobreposições, fita adesiva para fixar a manta. Indica-se uma sobreposição de 10 cm para melhor fixação.
4 - Fixe os contracaibros sobre os caibros para manter a manta entre eles. Os contracaibros terão que ter espessura superior a 1cm e podem ser de ripas.
5 - Fixe as ripas sobre os contracaibros. Para melhorar a colocação dos rolos na parte superior do telhado, o telhadista poderá cortar os contracaibros com 1,10 m de comprimento e fixá-los, servindo de apoio no restante da instalação da manta.
6- Finalizado a colocação das ripas, é hora de assentar as Telhas Tipo Plana Angelgres, seguindo criteriosamente a instalação.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário